O avanço tecnológico da Fórmula 1 não acontece apenas em termos técnicos ou aerodinâmicos, por exemplo. Ele está presente em todos os detalhes do carro. Inclusive no volante utilizado para guiar as máquinas.
Pensando nisso, o repórter Marco Mensurati, do jornal italiano “La Repubblica”, entrou no carro de Fernando Alonso e fez uma matéria especial sobre como funciona o volante da Ferrari.
O título “Um computador nas mãos de Alonso” não possui nada de exagero. A complexidade para dirigir um carro de Fórmula 1 está muito além do que pensamos.
Confira alguns detalhes mostrados por Mensurati:
1 – Chave para ligar o ajuste de “flap” frontal.
2 – Botão utilizado para o gerenciamento de motor ao longo da corrida.
3 – Acionar o neutro do carro.
4 – Dispositivo para acionar o limite de velocidade ao entrar para o pit stop.
5 – Regula o diferencial de entrada e saída da curva. Permite um melhor comportamento do carro em pontos importantes da curva.
6 – Regula a inclinação da asa frontal.
7 – Mistura de combustível.
8 – Mapa eletrônico do acelerador. Botão que permite calcular a aderência da pista.
9 – Utilizado para o piloto se comunicar com os boxes via rádio.
10 – Regula as funções da bomba de óleo.
11 – Permite controlar a incidência do “flap” de maneira sequêncial, de meio em meio grau.
12 – É uma espécie de computador do carro. Controla um grande número de funções e varia de equipe para equipe e também de piloto para piloto.
13 – Modifica os parâmetros do visor, que fica na parte superior do volante.
14 – Botão acionado pelo piloto quando está com sede. Ele bebe uma mistura energética para repor os sais minerais do corpo.
15 – Serve para controlar os giros do motor.
16 – Controle de torque.
17 – Chave para responder à equipe.
18 – São ativados em duas fases de partida.
19 – Configura o carro para a pista molhada.
Como vocês devem ter percebido, ser piloto não é tarefa para qualquer um…
Fonte: http://www.corridadeformula1.com